Renasf inicia primeiro doutorado profissional em rede em saúde da família

16 de fevereiro de 2023

A Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (Renasf) iniciou este ano o seu primeiro curso de doutorado profissional em saúde da família. O projeto é pioneiro por se tratar do segundo programa com mestrado e doutorado nesta área no país e o primeiro no formato de rede.

Ao todo, nove instituições estão na rede. São elas a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-CE); as universidades federais do Piauí (UFPI), do Maranhão (UFMA), do Ceará (UFC), da Paraíba (UFPB) e do Rio Grande do Norte (UFRN); as universidades estaduais do Vale do Acaraú (UVA) e do Ceará (UECE); e a Universidade Regional do Cariri (URCA).

De acordo com a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde da Família na UFRN Karla Amorim, o formato em rede potencializa a dinâmica de conhecimentos e experiências de ensino e pesquisa e a criação de novas.

“É um crescimento conjunto com um objetivo em comum, fortalecendo todos os seus integrantes, com suas individualidades e especificidades, além de viabilizar a otimização dos recursos humanos e suas expertises”, destacou.

A modalidade profissional, com turmas multiprofissionais e encontros quinzenais de dois dias, intercalados com atividades educacionais desenvolvidas nas equipes de saúde da família a qual estão vinculados, também é um grande diferencial do doutorado. É ela que possibilita a atuação profissional de modo concomitante ao processo de formação e estreita laços entre o serviço e a academia.

“No programa profissional, a produção de conhecimentos deve estar alicerçada em realidades concretas, aliando o saber acadêmico e o fazer. Esta característica fomenta a identificação compartilhada dos principais problemas do território estudado e a formulação de estratégias de solução. Ao mesmo tempo, permite o avanço profissional dos egressos e a qualificação do trabalho realizado junto à Estratégia Saúde da Família, onde há demanda social para mestres e doutores”, explica Karla Amorim.

A primeira turma do Doutorado Profissional em Saúde da Família da Renasf é ofertada por duas nucleações da rede. Uma dos estados do Ceará e Maranhão, englobando Fiocruz, UECE, UFC, UVA, URCA e UFMA, e outra do Rio Grande do Norte e Paraíba, formada pela UFRN e UFPB. Ao todo são 30 doutorandas(os), vinculadas(os) à Atenção Primária à Saúde.

O doutorado é constituído por uma carga horária mínima de 900 horas (60 créditos), distribuídas em disciplinas obrigatórias, optativas e ou eletivas (480 hs – 32 créditos), atividades da comissão de acompanhamento (30 hs – 2 créditos), qualificação e defesa de Trabalho de Conclusão de Doutorado (390 hs – 26 créditos). O Curso tem duração mínima de 24 (vinte e quatro) e máxima de 48 (quarenta e oito) meses.