Resultado da seleção de MFCs para construção das EPAS dos programas de residência

26 de janeiro de 2024

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) divulga a lista de candidatas(os) selecionadas(os) para o Painel de Especialistas responsável por construir as Entrustable Professional Activites (EPAS) dos programas de Residência da especialidade (PRMFC).

Ao todo, 23 candidaturas foram homologadas, das quais 14 – com representantes de todas as macrorregiões do Brasil – foram selecionadas para formar o 1º Painel de Especialistas. As outras 9 irão compor um banco de especialistas e poderão ser convocadas para contribuir com o trabalho voluntário.

EPAS
As EPAS são as práticas que podem ser confiadas a um residente assim que tenha demonstrado competência para executá-la sem supervisão. Enquanto as competências se referem a qualidades pessoais do indivíduo em formação, as EPAS referem-se às tarefas a serem realizadas dentro de determinada especialidade. Dessa forma facilitam a observação e mensuração da evolução do residente na sua prática.

A proposta da SBMFC é construir as EPAS dos PRMFC no Brasil, a partir da Técnica do Grupo Nominal, também conhecida como Painel de Especialistas, e, posteriormente, validação com um estudo Delphi.

Recurso
As(os) candidatas(os) que desejarem recorrer da decisão poderão recorrer por meio deste formulário até o dia 28/01/2024.