Reunião científica sobre Análise Transacional

6 de março de 2012

 O Departamento de Medicina de Família e Comunidade da Associação Paulista de Medicina (APM) promoveu no dia 28 de fevereiro, debate a respeito da aplicação da Análise Transacional pelo médico de família.

Segundo o Dr. Roy Abrahamian, essas reuniões científicas são ricas oportunidades para que os médicos compartilhem suas experiências e troquem informações, além de revisarem tópicos importantes para a prática diária da profissão.

O encontro abordou a relevância da Análise Transacional na medicina de família e comunidade. Foram apresentados os princípios teóricos e as principais ferramentas da Análise Transacional utilizadas no tratamento de transtornos mentais.

Análise Transacional é um sistema de psicoterapia criado pelo psiquiatra canadense Eric Berne, em 1958, baseado na análise dos estados de ego (componentes da personalidade humana) e nos tipos de transações (comunicação) entre as pessoas.

As expectativas do Dr. Roy, palestrante da reunião e dirigente do Grupo de Saúde Mental na Unidade Básica de Saúde Cruz das Almas, da Prefeitura de São Paulo, são de que por meio desse encontro os participantes tenham a oportunidade de melhor conhecer aspectos teóricos e práticos da Análise Transacional, assim como as técnicas cognitivo-comportamentais.

"Espero despertar nos colegas o desejo de se aprofundar no estudo deste ramo da psicoterapia, uma vez que boa parte de nossa demanda se constitui de pacientes com problemas de fundo emocional e doenças psicossomáticas.”, afirma.

Também serão apresentados os resultados do trabalho do Dr. Roy na UBS Cruz das Almas, com base na avaliação dos próprios pacientes a respeito de sua melhora em relação à saúde e autoestima.


 

Fonte: APM com adequações Ascom SBMFC