SBMFC e APMFC se manifestam sobre iminente risco de demissão de MFCs em SP

24 de julho de 2025

A Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade (APMFC), entidade representativa da especialidade Medicina de Família e Comunidade (MFC) no estado de São Paulo, manifesta profunda preocupação diante do cenário atual, em que médicos de família e comunidade, atuantes em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de São Paulo, vêm sendo ameaçados de demissão. Estimamos que, especificamente na Zona Oeste, 63 profissionais encontram-se sob risco iminente de desligamento.

Muitos destes profissionais têm uma longa trajetória no território. Parte significativa desses são especialistas em Medicina de Família e Comunidade e é responsável direta ou indiretamente pela supervisão in loco de residentes da especialidade e da graduação de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A APMFC e SBMFC reconhecem que o desafio financeiro que se apresenta nesta conjuntura é preocupante, assim como a perda de profissionais experientes, pois comprometem gravemente a continuidade da assistência, a construção de vínculo com os usuários e os processos formativos que qualificam o SUS.

Confira o ofício na íntegra neste link