Saúde da família em Maceió detecta e trata casos de depressão em aposentados

21 de janeiro de 2011

Saúde da Família em Maceió detecta e trata casos de depressão em aposentados

Equipes da Estratégia de Saúde da Família descobriram que a aposentadoria leva parte dos idosos a se deprimir. Numa comunidade de Maceió, os profissionais de saúde verificaram que 33% dos idosos apresentavam quadro de depressão.

Segundo Maria da Conceição Santana, responsável pela Gerência do Núcleo de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde de Alagoas, a proximidade com a população foi essencial para identificar o problema, descobrir sua raiz e elaborar iniciativas para combatê-lo. Para ela, a falta de ocupação é o principal motivo que leva esses idosos a se deprimirem. "Homens que se aposentaram rápido e não tiveram uma preparação acabaram ficando em casa sem nenhuma ocupação e sem opções para lazer."

O levantamento também serviu de alerta para as famílias, já que muitas acreditavam que a apatia dos mais velhos era apenas característica natural da idade.

Ao fazerem esse trabalho, as equipes do Saúde da Família de Maceió passaram a desenvolver atividades educativas de prevenção e de tratamento para os quadros leves de depressão. Com isso, os profissionais evitam o surgimento de casos graves da doença. Além disso, como muitos pacientes com depressão não tem a iniciativa de procurar ajuda, esse trabalho das equipes é uma forma de incentivar o tratamento.

Confira a entrevista com a responsável pela Gerência do Núcleo de Saúde do Trabalhador, Maria da Conceição Santana, realizada pela Web Rádio Saúde.

Fonte: DAB