SBMFC abre perspectivas de intercâmbios e parcerias em viagem à Europa

9 de agosto de 2022

A presidente Zeliete Zambon e o vice-presidente Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) cumpriram uma intensa agenda de trabalho na Europa entre meados de junho e início de julho. A viagem serviu para estreitar laços com as organizações de MFC de todo o mundo e construir possibilidades de intercâmbio para médicas e médicos de família brasileiros no exterior.

“Pudemos nos atualizar sobre o cenário da atenção primária (APS) e da MFC na Europa e, também, abrimos perspectivas de intercâmbio, especialmente com Portugal, que deverão ser fortalecidas pela nossa próxima gestão”, disse Zambon.

Atividades

Zambon e Ribeiro participaram de três atividades da World Organization of Family Doctors (WONCA), articulação internacional da qual a SBMFC faz parte.

Primeiramente, assistiram a Conferência Mundial de Saúde Rural 2022, em Limerick, (Irlanda) entre 17 e 20 de junho, e, em seguida, foram os delegados do Brasil na reunião do conselho da entidade. Da Irlanda foram para Londres, onde participaram da Conferência Wonca Europa.

Tiveram destaque as apresentações e debates sobre o papel da APS no enfrentamento à Covid-19 e as mesas sobre educação médica na APS, com ênfase para as metodologias à distância desenvolvidas para a graduação e a residência durante a pandemia.

A presidente e o vice também acompanharam as apresentações de trabalhos brasileiros e tiveram encontros importantes, como a conversa com a renomada professora do Centro de MFC da Duke University, Viviana Martinez-Bianchi.

“Avançamos na integração da SBMFC com associações e universidades de outros países, principalmente para fortalecer o intercâmbio, em geral, e os estágios, em particular. Estamos trabalhando para abrir portas para médicos e residentes de MFC que queiram visitar algumas experiências europeias”, salientou Ribeiro.

Visita à Portugal

A viagem também contou com uma extensa agenda em terras portuguesas, a começar pela visita à Escola Nacional de Saúde Pública. O encontro com o professor José Luiz Teles abriu caminhos para o intercâmbio em pesquisa, publicação, mestrado e doutorado entre a Escola e universidades brasileiras.

Já o encontro com a vice-presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), Susete Simões, marcou a reaproximação entre as duas sociedades e tratou de possíveis parcerias para: intercâmbio de preceptores e residentes; investigação e pesquisa; programas de formação e educação permanente; integração de programas de residência; estímulo a publicações em revistas científicas de ambas as entidades; e a realização de um encontro luso-brasileiro no congresso da SBMFC.

Zeliete Zambon ainda encontrou Luís Pisco, presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), órgão responsável por toda a APS de Portugal. Na ocasião, ele foi presenteado com uma camisa e uma placa comemorativa dos 40 anos da Sociedade brasileira. Pisco é ex-presidente da APMGF e, durante a sua gestão, foi um grande parceiro da SBMFC na realização de encontros de médicos de família de ambos os países.

Por fim, Zambon e Ribeiro também visitaram centros de saúde para conhecer in loco as dificuldades e potencialidades do sistema de saúde de Portugal.