SBMFC apoia campanha de calendário de vacinação da gestante, promovida pela SBIM

11 de setembro de 2019

A SBMFC apoia a campanha “Calendário de vacinação da gestante: Um sucesso de proteção para mãe e filho”, promovida pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), com o objetivo de melhorar a cobertura vacinal entre as futuras mães, bastante insatisfatória no Brasil.

Dados inéditos divulgados no evento pela coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Carla Domingues, indicam que a adesão à tríplice bacteriana acelular (difteria, tétano e coqueluche) chegou a apenas 38,48% em 2017. Outras coberturas: dupla bacteriana, contra difteria e tétano (59,06%, em mulheres em idade fértil, de 2013 a 2017); hepatite B (56,4%, de 1994 a 2017); e influenza (79,31%, em 2017).

A iniciativa inclui a distribuição nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país de 2 milhões de folhetos, 180 mil cartazes, material para apoiar os médicos no momento da consulta, além de inserções em relógios de vias públicas. No mundo virtual, foi criado o site https://vacinasparagravidas.com.br/ e uma página no Facebook (facebook.com/VacinasParaGravidas) para divulgar conteúdo informativo. Os internautas terão acesso a um e-book especial. A estimativa é a de que as ações na internet atinjam cerca de 19 milhões de exibições.

As vacinas indicadas para todas as grávidas são a influenza (gripe), a hepatite B, a dupla bacteriana do tipo adulto (dT), contra a difteria e tétano, e a tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa), contra a difteria, tétano e coqueluche. Todas são elaboradas a partir de vírus inativados e estão disponíveis nas redes pública e privada.