SBMFC apresenta o Grupo de Trabalho de Atenção Domiciliar

17 de janeiro de 2019

A Diretoria Científica e a Diretoria de Comunicação da SBMFC apresentam o Grupo de Trabalho de Atenção Domiciliar, coordenado por Leonardo Cançado Monteiro Savassi e Cibelle Gomes Lima Melo. 

O objetivo primordial do GT AD é o aprimoramento e qualificação da Atenção Domiciliar em diversas vertentes desde assistência, pesquisa, abordagem do cuidador, exercício profissional e formação e qualificação de profissionais de saúde para a prática da AD. 

O GT foi fundado no 14º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade que aconteceu em Curitiba em novembro de 2017 e desde então tem participação de sócios da SBMFC, sócios da APM (Associação Paulista de Medicina) e congressistas, o que torna o grupo multiprofissional, não apenas restrito a MFCs. Entre as ações desde a fundação, está a publicação do artigo Proposta de residência em Atenção Domiciliar como área de atuação na Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, disponível no link: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/1599.

“A Atenção Domiciliar (AD) tem crescido exponencialmente em todo o mundo, sendo um campo importante de atuação de diversos profissionais da saúde. No Brasil no setor público a AD é organizada em três eixos: primeiramente o paciente é classificado com AD. Sendo classificado como AD os usuários com quadros crônicos ou agudos de saúde que se encontram estáveis clinicamente e que necessitam atenção à saúde em domicílio por encontrarem-se restrito ao leito ou lar ou por possuírem algum grau de vulnerabilidade que tornam a atenção domiciliar a melhor oferta para tratamento, reabilitação, prevenção ou paliação”, explica Cibelle. 

Esses pacientes são então subdivididos em: 

✔AD1 – pacientes de menor complexidade com necessidade de acompanhamento com uma frequência menor sendo mensal, trimestral ou semestral. Esses pacientes são de responsabilidade da Atenção Primária

✔AD2 e AD3 – pacientes de maior complexidade que necessitam de acompanhamento semanal ou até diário. A responsabilidade atualmente desses pacientes é do Programa Federal Melhor em Casa.

A discussão e debate sobre diversos temas em AD com médicos de família e outros profissionais da área da saúde é essencial para qualificação da assistência a saúde e a estruturação dos processos de trabalho.

Atualmente o GT está subdividido nos seguintes subgrupos: 

✔Assistência em AD

✔Formação em AD

✔Abordagem do Cuidador 

✔Exercício Profissional 

✔Pesquisa em AD 

“Esses subgrupos são coordenados por outros coordenadores e tem como objetivos a produção de artigos científicos, capítulo de livros, produção de palestras e futuramente quem sabe um livro sobre atenção domiciliar. As atividades são realizadas via online”, explica a coordenadora. 

Dentre os temas mais importantes em debates estão: 

✔Discussão da importância da formação em Atenção Domiciliar e como realizar;

✔Pesquisa em AD;

✔Prática de cuidado domiciliar, tanto do cuidador (familiar), tanto da equipe multiprofissional;

✔Práticas de exercício profissional. 

Ações programadas para 2019 pelo GT são participação de membros em palestras nos Congressos Regionais e Estaduais de MFC; produção do artigo científico; produção de capítulo do PROMEF (Programa de Formação em MFC) sobre AD e Apoio do GT à construção do Caderno de Atenção Domiciliar sobre AD1 proposto pela Coordenação Geral de Atenção Domiciliar (CGAD) do Ministério da Saúde. Ainda haverá reunião presencial no CBMFC, em julho, na cidade de Cuiabá.

Qualquer profissional da área da saúde com interesse em discutir, aprimorar ou qualificar a AD pode participar do GT. Basta acionar a coordenação pelo gtadsbmfc@gmail.comou através do grupo de WhatsApp https://chat.whatsapp.com/5jvhbshxvgw76AcgmeslqX.