SBMFC condena ação criminosa de terroristas. Investigação rigorosa e punição exemplar a todos os envolvidos nos atos antidemocráticos, executores, mentores e financiadores

9 de janeiro de 2023

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), legítima representante dos médicos e médicas da assistência primária aos cidadãos, expressa irrestrito apoio à Democracia, ao Estado de Direito e à Presidência da República, em nome do presidente eleito por voto livre, soberano e recém-empossado seguindo todos os trâmites legais e constitucionais, Luiz Inácio Lula da Silva.

A SBMFC solidariza-se igualmente com o Supremo Tribunal Federal (STF) e com todo o Judiciário Brasileiro, assim como com o Congresso Nacional, o poder Legislativo.    

É público que aqueles que estimulam o golpe de estado e atentam contra as instituições democráticas e o Estado de Direito são integrantes da mesma facção de extrema direita que fechou os olhos ao Sistema Único de Saúde (SUS) em anos recentes, mantendo-o à mingua orçamentária e sob gestão temerária.

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade apoia nossas instituições democráticas na investigação e apuração rigorosa de responsabilidades em todos os níveis. As médicas e os médicos de família e comunidade, assim como a população brasileira, anseiam pela punição rápida e exemplar a absolutamente todos os envolvidos na tentativa golpista: seus executores, os mentores, os propositadamente omissos e os financiadores.

 

São Paulo, 9 de janeiro de 2023

Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Diretoria