SBMFC defende mais investimentos do SUS na APS em encontro com governo de transição

10 de novembro de 2022

Mais de 60 representantes da sociedade civil participaram da plenária virtual da Frente Pela Vida, realizada na última quarta (9). A atividade contou com a presença dos ex-ministros e atuais integrantes da comissão de transição da Saúde do futuro governo Lula, Arthur Chioro e Alexandre Padilha.,

A SBMFC integra a Frente Pela Vida e esteve representada na plenária pelos diretores Maria Inez Padula Anderson e Ricardo Heinzelmann.

“Salientamos a importância da ampliação do investimento do SUS na Atenção Primária à Saúde, em especial na Estratégia Saúde da Família, indicando a necessidade de revisão do financiamento federal da área”, disse Heinzelmann.

De acordo com o diretor, a SBMFC também reforçou a necessidade de formulação de políticas voltadas para articulação de processos de formação, provimento e fixação de profissionais de Saúde, em especial de médicos de família e comunidade, em parceria com instituições de ensino superior e programas de residência médica.

A entidade se colocou à disposição para participar das reuniões técnicas ampliadas da comissão de transição Saúde e, assim, auxiliar na construção destas propostas.

Chioro e Padilha, por sua vez, comunicaram que o futuro presidente está decidido a ampliar os recursos do SUS e a realizar uma ampla campanha de vacinação logo no início do mandato.

Segundo os ex-ministros, o próximo governo também tem o compromisso de ampliar o debate com as organizações da sociedade civil para a formulação das políticas públicas, em especial apoiando a organização da 17a Conferência Nacional de Saúde a ser realizada ainda em 2023.