SBMFC e MS 2: e-Multi em discussão

22 de junho de 2023

No mesmo 20 de junho, a presidenta da SBMFC, Zeliete Linhares Leite Zambom, e  Andrea Taborda Ribas da Cunha, do  Departamento de Residência, tiveram uma segunda reunião com representantes da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS). Em  pauta,  a Portaria 635/2023 que estabelece as diretrizes para custeio e implantação das equipes multiprofissionais (e-Multi).

A SBMFC foi convidada por ser o centro da Estratégia e Saúde da Família, comenta Zeliete Zambom. A propósito, outras onze especialidades integram o e-Multi, que visa a indução de ações multiprofissionais na Atenção Primária em Saúde.

“No encontro, além de nossa Sociedade, estavam a Associação Médica Brasileira, a Pediatria, a Cardiologia, a Dermatologia e a Hansenologia. Houve uma exposição sobre as linhas mestras dessa política de interação e ainda do novo prontuário eletrônico do e-SUS, aliás uma ferramenta fantástica para o próprio processo de interação”.

Naturalmente, uma série de questionamentos foi levantada em virtude do tratar-se de uma construção coletiva. As especialidades apresentaram dúvidas quanto ao funcionamento na prática, a remuneração dos profissionais, entre outras.

“Foi uma rodada de conversas iniciais e consideramos que muito positiva. De forma geral, fizemos sugestões para ajustes que objetivam ampliar a resolutividade na atenção primária. A equipe das SAPS também foi bem receptiva aos pleitos de calibrações do projeto”.