SBMFC e SBGG estreitam parceria

29 de março de 2023

O vice-presidente da Sociedade Brasileiras de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) Marco Túlio Ribeiro e o recém-eleito presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) Marco Túlio Cintra se reuniram no último final de semana, em São Paulo (SP), para estreitar a parceria entre as entidades e impulsionar a pauta da Saúde do Idoso.

“Esta é uma área comum entre as duas especialidades médicas. Não só a saúde da pessoa idosa mais frágil, aqueles e aquelas que estão em atenção familiar, mas também idosas e idosos robustos. E há muitas intersecções entre as duas sociedades que devem ser potencializadas, seja do ponto de vista da produção científica, seja do ponto de vista da agenda político-estratégica”, disse Ribeiro.

Na questão da produção científica, SBMFC e SBGG pretendem aproximar os debates acerca das linhas de cuidado e protocolos, fortalecer a participação e apoio nos congressos de ambas as especialidades, além de fomentar a educação permanente realizando parcerias para produção de cursos, webnários, podcasts e outros materiais pedagógicos conjuntos.

No âmbito político-estratégico, as duas entidades pretendem fortalecer a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, levando ao Ministério da Saúde os debates sobre avaliação de risco e vulnerabilidade, identificação de idosas e idosos frágeis e definição de linha de cuidado. Na pauta está a retomada da discussão junto à Associação Médica Brasileira (AMB) sobre a MFC tornar-se pré-requisito para a Geriatria.

“A ideia é integrar as linhas de cuidado, fortalecendo a Atenção Primária, qualificando seus profissionais e deixando a Geriatria como referência nesse nível de atenção”, concluiu Ribeiro.