No dia 22 de agosto, a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), representada pelo presidente Fabiano Guimarães, reuniu-se com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com a participação do presidente Edson Liberal e da secretária-geral Maria Tereza Costa, para discutir formas de qualificar os cuidados de crianças e adolescentes na Atenção Primária à Saúde (APS).
Entre os pontos abordados, discutiu-se a presença do/a pediatra em equipes multiprofissionais, prática já existente em diversas regiões do país. A SBMFC posicionou-se quanto à importância de que a atuação desse profissional siga os princípios da APS, respeitando a lógica do modelo vigente, com foco em cuidado compartilhado, matriciamento e outras estratégias integradas.
“Conversamos sobre ferramentas para qualificar o cuidado e como aplicá-lo em âmbito nacional, respeitando as diversidades locais, oferecendo maior qualidade nos atendimentos prestados às comunidades sob nosso cuidado e garantindo a coordenação do cuidado pelas Equipes de Saúde da Família” explica Fabiano.
A partir deste primeiro encontro, outros serão realizados com o objetivo de estruturar, de forma coletiva, um modelo de atenção que valorize os princípios da APS, a coordenação dos cuidados pelas equipes da Estratégia Saúde da Família e o suporte a casos complexos, como já ocorre com outras especialidades.
A aproximação das sociedades se intensificou desde o XXXIX Congresso do Conasems, realizado no mês de junho, em Belo Horizonte, a partir de um encontro informal entre os dois presidentes. Na ocasião, reforçaram a importância dessa necessidade e avançaram para uma agenda com ações resolutivas, como esta primeira reunião.