SBMFC entrega carta para presidenciáveis com propostas para a saúde

28 de setembro de 2022

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) entregou uma carta aos candidatos e candidatas à presidência da república com princípios e ações que necessitam ser implementadas para que a população brasileira possa ter acesso a uma saúde de qualidade.
 
As propostas da SBMFC foram sintetizadas em 10 pontos. Entre eles estão o financiamento público do SUS no patamar mínimo de 6% do PIB nos próximos 4 anos; o fortalecimento da atenção primária à saúde (APS) com a Estratégia Saúde da Família no centro da agenda; e a valorização dos profissionais de MFC.
 
Confira a íntegra da Carta da SBMFC aos candidatos e candidatas à presidência da república.
 

 
A entrega foi feita pela presidente da SBMFC, Zeliete Zambon na manhã desta terça-feira (27), durante o evento Diálogos com Assessores de Saúde dos Presidenciáveis, realizado na sede da Fiesp, em São Paulo (SP).


 
A atividade foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), a Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), a Associação Médica Brasileira (AMB), o Comitê da Cadeia Produtiva de Saúde e Biotecnologia da Fiesp (ComSaude/Fiesp), e o Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp).
 
As quatro candidaturas presidenciais mais bem colocadas nas pesquisas foram convidadas. Compareceram os assessores de Ciro Gomes (Nelson Marconi), Luiz Inácio Lula da Silva (Humberto Costa) e Simone Tebet (João Gabardo).