24 de setembro de 2020
Julia Barban Morelli Rosas é médica de família e comunidade, diretora de comunicação da SBMFC, docente da Faculdade de Medicina de Petrópolis, coordenadora do internato em Saúda da Família do mesmo município.
SBMFC: Já que a comunicação é a base de contato com os associados, como se vê assumindo essa diretoria?
Julia: É uma baita responsabilidade. São decisões que muitas vezes precisam ser tomadas de forma rápida, apesar de investirmos muito em planejamento. Fizemos já duas reuniões de planejamento voltadas para a comunicação da Sociedade com a participação da diretoria. Mas mesmo assim, os contatos com veículos de imprensa e a produção de conteúdo para as redes sociais geram demandas constantes, então ter equilíbrio e clareza no objetivo são imprescindíveis. Espero conservar essas duas qualidades ao longo desses dois anos para entregar um trabalho do tamanho que a MFC merece.
SBMFC: Como ser MFC proporcionou experiência na área de comunicação?
Julia: Antes de falar, ouvir sempre. Entender as necessidades e desejos do interlocutor, naquele bom e gostoso movimento que fazemos ao explorar o 1o componente do método clínico centrado na pessoa. Claro que na maioria das vezes, os projetos e ações da comunicação são coletivos, na medida em que lidamos com um público amplo, então aí misturamos as habilidades de entrevista familiar para dar conta das múltiplas expectativas sobre as ações da comunicação.
SBMFC: As demais diretorias têm grandes atribuições e papéis. Como poderão contribuir com o oferecimento de informação sobre o que a SBMFC está produzindo?
Julia: Esta diretoria em dois meses de gestão já se provou intensa produtora e divulgadora de conteúdo para a comunicação da Sociedade, na medida em que é uma diretoria extremamente ativa e engajada na transparência. São diversas atividades realizadas, posicionamentos e ações que movimentam intensamente a Comunicação.
SBMFC: Os GTs que um fluxo de produção de conteúdo alto. Muitos deles, contam com o apoio da Diretoria de Comunicação. Na gestão, como será o incentivo para continuidade deste trabalho?
Julia: Valorizamos a produção científica dos membros da Sociedade. Acreditamos que essa produção deve ter o alcance devido via as mídias e canais de comunicação da Sociedade, pois essa é uma das funções da instituição. Estamos disponíveis para a construção do plano de divulgação de cada material, sejam conteúdos científicos para datas importantes, manuais e recomendações mais abrangentes, sejam posicionamentos em conjunto com a diretoria.
SBMFC: A SBMFC têm diversos canais de comunicação (desde site, redes sociais e agora boletim semanal de notícias). Manter todos eles atualizados diariamente demanda uma boa força de trabalho e estar em constante diálogo com todos os diretores. Como está sendo essa atividade?
Julia: Intensa. Mas, com o apoio da Assessoria de Comunicação, vem sendo possível manter todas as mídias ativas e conquistando ainda mais seguidores, além de termos lançado novos canais de comunicação como o Boletim de Notícias semanal e o nosso perfil no Linkedin.
SBMFC: Sobre a atuação na imprensa, qual é a importância de manter a especialidade como fonte em matérias com abordagem sobre os posicionamentos, defesa do SUS e também com orientações para a saúde da população em geral?
Julia: A sociedade cumpre um papel de difusora da especialidade e também de propagadora de conteúdo de educação em saúde para a população em geral. Infelizmente, o SUS com seu parco financiamento ainda não possui o alcance de educação em saúde por meio digital que poderia e deveria ter. Por isso, nos mantemos prontos para não só atender a imprensa, como também propor matérias e conteúdos como fizemos no aniversário de 30 anos do SUS.
SBMFC: Deseja enviar uma mensagem aos associados?
Julia: Sintam-se tão próximos quanto possível da comunicação. Como já disse, uma das nossas missões é ouvir, antes mesmo de fornecer informações. Agradecemos reflexões e pedidos para uma construção coletiva das ações de comunicação. E por falar nisso, respondam nossa enquete sobre as mídias da Sociedade, por favor: https://bit.ly/3mOy2qD.