SBMFC entrevista Thaís Bandeira: vamos falar sobre o movimento Waynakay Brasil?

26 de outubro de 2018

* Thaís Bandeira é presidente do movimento Waynakay Brasil, formada em medicina pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, residente de Medicina de Família e Comunidade na Clínica da Família Assis Valente pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

SBMFC : O que é o movimento Waynakay Brasil?

Thaís: O Waynakay Brasil é o movimento dos jovens médicos de família e comunidade do Brasil. “Waynakay” é uma palavra em quéchua, um dos dialetos da Latinoamerica, e significa “juventude”. Podem participar dele médicos com até 5 anos após a formação na residência de Medicina de Família e Comunidade (MFC) ou a obtenção do título

SBMFC: Por que existe a necessidade de um movimento de jovens médicos que atuam na APS?

Thaís: As dificuldades que os jovens médicos enfrentam atualmente no exercício da nossa especialidade no Brasil, pois apesar do grande leque de opções profissionais (médico de equipe da Estratégia de Saúde da Família, médico do sistema suplementar de saúde, preceptor de residência médica, gestor de saúde, profissional do Telessaúde, professor universitário etc.), a instabilidade política afeta a solidez das políticas de saúde pública e, consequentemente, o nosso trabalho no Sistema Único de Saúde. O movimento propicia uma rede de apoio aos integrantes, criando um espaço acolhedor que estimule a comunicação, o intercâmbio científico e acadêmico, o aperfeiçoamento profissional e as práticas de promoção e prevenção de saúde do jovem médico de família e comunidade. Esperamos ainda que essa união seja gatilho para fortalecimento da especialidade no nosso país.

SBMFC: Quais são os objetivos e funções?

Thaís: A Diretoria do Waynakay Brasil possui uma coordenadora geral, que sou eu; um coordenador administrativo (Ricardo Collar), uma secretária (Fernanda Melchior) e 4 comitês: Saúde do Jovem Médico (Letícia Martins e Vanessa Castillo), Comunicação (Beatriz Zampar, Cassandra Renault, Claudia Orlando e Andressa Paz, acadêmica de Medicina que contribui muito na divulgação do movimento), Intercâmbio (Karla Monteiro, Rodolfo Galeazzi e apoio de Felipe Souza, atual coordenador regional da Latinoamérica de intercâmbios pelo FM 360) e Ensino e Pesquisa (Donavan Lucio e Hilmar Dias).

Temos como objetivos: (se for muito texto, posso sintetizar)

Estabelecer uma rede de comunicação permanente entre os jovens médicos de família e comunidade através do uso das tecnologias de informação e atividades presenciais.

– Promover o intercâmbio científico, técnico, cultural e social dos jovens médicos de família e comunidade.

– Promover o intercâmbio acadêmico através de estágios em todo o território nacional e, através do Movimento Waynakay, em outros países.

– Promover o aperfeiçoamento de desenvolvimento profissional contínuo dos jovens médicos de família e comunidade

– Estimular a produção científica.

– Representar os seus associados junto ao Movimento Waynakay.

– Promover atividades que visem à proteção e promoção à saúde dos jovens médicos de família e comunidade.

– Promover o diálogo e colaborar com outras entidades relacionadas à medicina de família e comunidade e áreas afins.

Discutir e estabelecer avaliação crítica da APS em todos os seus atributos essenciais e derivados, nacional e internacionalmente, almejando a garantia de uma atuação adequada do jovem médico de família e de seu compromisso com todos aos que assiste.

SBMFC: Como é a atuação em âmbito nacional? 

Thaís: Realizamos reuniões virtuais ordinárias mensalmente via Skype e extraordinárias quando necessário. Nesses espaços, debatemos assuntos como apoio aos programas de residência médica em todo o país, melhorias nos fluxos de intercâmbios nacionais e internacionais e programas de melhoria da saúde do jovem médico. Uma das nossas conquistas recentes foi o Webalint: grupo Balint virtual para reflexão sobre casos que angustiam, coordenado pela Dra Marcela Dohms e composto por jovens médicos que se candidataram no Grupo de WhatsApp do movimento.

SBMFC: Existem grupos internacionais com os mesmos objetivos? 

Thaís: Existem movimentos de jovens médicos por todo o mundo: AfriWon (África), Al Razi (Leste Mediterrâneo), Polaris (América do Norte), Rajakumar (Ásia-Pacífico), Spice Route (Sul da Ásia), Vasco da Gama (Europa) e Waynakay (Latinoamérica), do qual fazemos parte.

SBMFC: Há integração internacional entre os jovens médicos brasileiros e estrangeiros? 

Thaís: Todos esses movimentos citados recebem apoio da WONCA (World Organization of Family Doctors). Ela promove conferências mundiais e locorregionais, onde os jovens médicos se encontram e debatem questões pertinentes a si, como as residências médicas. Tivemos encontro dos Young Doctors’ Movements (Movimentos dos Jovens Médicos) na 22ª Conferência Mundial dos Médicos de Família realizada nos dias 17 a 21 de outubro de 2018 em Seul, Coreia do Sul. Lá estiveram reunios jovens de todos os movimentos citados. Além disso, através do Family Medicine 360º (FM360º), a WONCA promove intercâmbios em todo o mundo.

SBMFC: O Waynakay promove algum tipo de apoio aos jovens MFCs que realizam cursos e estágios fora do país? 

Thaís: O comitê de intercâmbio realiza a comunicação entre jovens médicos e hosts nacionais (diretamente via e-mail) e internacionais (através do FM360º). Para tal, os interessados devem entrar no site do FM360º (https://sites.google.com/site/familymedicine360/fm360-structure/fm360-structure), fazer o download do EXCHANGE TEMPLATE, preenchê-lo e enviá-lo respondido para o e-mail intercambio@waynakaybrasil.com. Nossos membros do comitê de intercâmbio orientarão todo o processo. Como dependemos de resposta dos hosts, é interessante que o interessado inicie esse processo com pelo menos cerca de 6 meses de antecedência para estágios nacionais e de 9 meses para estágios internacionais.

SBMFC: Nos congressos promovidos para a SBMFC em 2018 haverá atividades do grupo? 

Thaís: Estivemos presentes durante o pré-congresso Sudeste, que aconteceu no dia 11 de outubro de 2018, bem como estaremos no pré-congresso Sul-Brasileiro em Florianópolis no dia 8 de novembro de 2018. Você é nosso convidado!

SBMFC: Para se inscrever e ser membro ativo, como os interessados podem acionar o movimento? 

Thaís: Os interessados podem participar do nosso Grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/HgYBkk00j6gGu5xUwKdpPv. Temos ainda uma FanPage no Facebook: https://web.facebook.com/movimento.waynakay.br/. Em caso de outras dúvidas, temos o e-mail contato@waynakaybrasil.com. Venha fazer parte do Waynakay Brasil!