SBMFC fecha parceria para disponibilizar curso sobre aborto e acolhimento

1 de novembro de 2023

Uma parceria da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) com a organização Bloco A, o Grupo Curumim, a Rede Feminista de Saúde, o Anis – Instituto de Bioética, o Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde de São Paulo e o Portal Catarinas disponibilizará o Curso Acolhimento de pessoas em situação de abortamento e pós-aborto (Ampara) direcionado a profissionais da MFC.

“Sabemos que o aborto, mesmo nos casos permitidos em lei, mesmo após decisão do STF, é um direito negligenciado de meninas, mulheres e pessoas com útero. Entendemos que a MFC tem o dever e o potencial de ampliar a efetivação deste direito. A ideia do curso é dar escala a este trabalho”, destacou a diretora de comunicação da SBMFC, Rafaela Pacheco.

“Estamos muito felizes de poder disponibilizar gratuitamente um curso que vai ampliar nossos conhecimentos práticos, teóricos, jurídicos e clínicos em um assunto tão importante e tão negligenciado na nossa formação, tanto na graduação e até mesmo na residência. É muito importante que a gente tenha adesão das(os) nossas(os) MFCs”, destacou a co-coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Mulheres na MFC, Evelin Gomes Esperandio.

O Ampara visa apresentar informações e dados científicos internacionalmente reconhecidos sobre aborto legal no Brasil e no mundo e instrumentalizar os profissionais de saúde sobre aspectos clínicos e jurídicos nesse tema.

Serão disponibilizadas até 250 vagas neste módulo, priorizando pessoas negras e indígenas, associadas à SBMFC e profissionais que atuem na assistência, ensino/formação e na gestão.

“Essa parceria é muito estratégica pensando na trajetória da SBMFC, que vem nos últimos congressos se posicionando por uma APS presente neste cuidado. A própria cartilha da SBMFC, feita pelo GT de Mulheres. sobre gravidez indesejada é uma referência no curso. Acreditamos que a MFC tem compreensão do seu papel e, qualificada, pode ampliar seu escopo de atuação para esse nicho dos direitos sexuais reprodutivos e a atenção ao abortamento”, ressaltou Mariana Seabra, coordenadora da Bloco A, organização idealizadora do curso.

Totalmente gratuito e online – via plataforma Moodle, o curso tem carga horária de 24 horas, certificação e terá início com um seminário “O Aborto Legal na APS”, dia 21 de novembro de 2023, das 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas aqui.