SBMFC participa de reunião sobre curso de especialização do Programa Médicos pelo Brasil

18 de dezembro de 2019

Na última quinta-feira, dia 12, a SBMFC participou de reunião na Fiocruz Brasília com representantes do Ministério da Saúde, UNASUS e Instituições de Ensino Superior sobre a organização do curso de especialização do Programa Médicos pelo Brasil. Representando a entidade, Isabel Brandão, Diretora de Residência Médica Pós-Graduação Lato Sensu, Flávio Dias Silva, diretor do Departamento de Especialização e Jardel Correa de Oliveira, diretor de Titulação e Certificação.

A reunião teve como tema central a elaboração do projeto pedagógico da especialização que será ofertada aos médicos que irão fazer parte da carreira do programa Médicos pelo Brasil.

Foram apresentadas as primeiras propostas do curso, que terá duração de dois anos, misturando ensino à distância com tutoria clínica presencial.

“A SBMFC defende que os tutores acadêmicos sejam médicos de família e comunidade, assim como os tutores clínicos. Estamos nos esforçando para construir esse curso em conjunto, com a máxima qualidade, para que ao final, que tenhamos um novo quantitativo de médicos de família e comunidade que seja importante para criar uma massa crítica que temos no país”, ressalta Flávio.

“Reforçamos que a formação de médicos de família e comunidade por meio da residência continua sendo o padrão ouro e que estratégias para o seu estímulo são fundamentais”, argumenta Jardel. No entanto, contextualiza que “reconhecemos que ainda há uma grande carência de profissionais qualificados para atuação na Atenção Primária à Saúde no país e que outras estratégias de formação neste momento são necessárias; também externamos nossa preocupação com a possibilidade da tutoria clínica ser exercida por especialista de outras áreas e nesse sentimos fizemos propostas para qualificar o processo de seleção, como a sugestão de que seja exigido um tempo mínimo de experiência na APS pelo tutor, e que este demonstre conhecimento nas diversas áreas relacionadas aos ciclos de vida atendidos na APS”, explica Jardel.

 

Participantes da reunião realizada dia 12 de dezembro na Fiocruz Brasília.