SBMFC participa de Simpósio de Financiamento dos Sistemas de Saúde no Brasil

28 de agosto de 2019

Promovido pela Faculdade São Leopoldo Mandic, o I Simpósio de Financiamento dos Sistemas de Saúde no Brasil e os Novos Modelos de Remuneração foi realizado dia 26 de agosto, em Campinas, interior de São Paulo. Representando a SBMFC, Giuliano Dimarzio, diretor científico da entidade, participou da discussão sobre Atenção Primária à Saúde na Sustentabilidade dos Sistemas – Organização e Remuneração, junto a André Cassias, membro do Grupo de Trabalho de Saúde Suplementar. 

Na apresentação, Dimarzio, professor da Faculdade, disseminou aspectos históricos da Medicina de Família e Comunidade em outros países e a chegada de especialidade no Brasil, ao trazer a relevância da Atenção Primária, que é imprescindível, quando se fala de um sistema de saúde que atenda as pessoas no público e no privado, com eficiência e cuidado coordenado. “Neste momento que está em ampla discussão sobre os modelos de financiamento e de remuneração que atenda aos interesses e necessidades dos gestores, trabalhadores e usuários, o papel da APS é vital quando se fala de valor e segurança aos usuários”, argumenta. 

Ao abordar a APS, Cassias destacou que para esse tipo de atenção ter uma melhor eficiência, é preciso que seja independente, autônoma e livre de conflitos.