SBMFC participa do Wonca International Classification Committee

23 de setembro de 2019

A SBMFC participa do encontro anual do Comitê Internacional de Classificação da WONCA (WICC) que acontece em Creta, na Grécia, representada por Gustavo Gusso, diretor de Publicações e coordenador do GT de Saúde Digital e Classificações. O WICC ​​é o mais antigo da WONCA, com o objetivo de desenvolver e manter classificações que acomodem todo o domínio da medicina de família e comunidade.

“Esta é a décima quarta edição do encontro do WICC que participo. Aqui, tenho oportunidade de adquirir mais conhecimentos sobre registro, classificação e como funciona os sistemas de saúde de cada país  para tentar aplicar na nossa realidade”, explica Gusso.

O encontro conta com a presença de Kees van Boven, pesquisador sênior no Departamento de Atenção Primária e Comunitária no Centro Médico Nijmegen da Universidade de Radboud, que esteve presente no Wonca 2016, no Rio de Janeiro, como palestrante.

O WICC possui uma coleção de publicações, incluindo a Classificação Internacional de Atenção Básica (ICPC), que classifica os dados do paciente e a atividade clínica nos domínios da prática geral / prática familiar e atenção primária, levando em consideração a distribuição de frequência dos problemas observados nesses domínios. Permite classificar o motivo do encontro do paciente, os problemas / diagnóstico gerenciado, as intervenções e a ordenação desses dados em um episódio da estrutura assistencial. Para saber mais sobre o trabalho do comitê, acesse a página das traduções: https://www.sbmfc.org.br/ciap-2/