26 de agosto de 2025

SBMFC Pesquisa: novo projeto tem edital publicado


A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, lança mais um projeto, o SBMFC Pesquisa. A partir da publicação de edital, em conjunto com suas associações estaduais filiadas e ativas, abre chamada de propostas para auxílio à Pesquisa em Medicina de Família e Comunidade (MFC). 

O financiamento por meio deste edital visa permitir o desenvolvimento de projetos de pesquisa inovadores que abordem temas relevantes para a MFC no Brasil e que estejam alinhados com a missão e os objetivos da SBMFC e de suas associações estaduais previstos em seus Estatutos. Os projetos submetidos devem, obrigatoriamente, ter como pesquisadora coordenadora, uma pessoa especialista em MFC e esteja associada e adimplente à SBMFC durante toda a vigência do edital.

O edital, que se destina a apoiar projetos de pesquisa em Medicina de Família e Comunidade que abordem linhas de pesquisa indicadas no documento, está publicado na área restrita aos associados(as), com acesso a partir de login e senha. 

“Esperamos que o edital SBMFC Pesquisa consiga contribuir para a produção científica por especialistas em MFC em todo o país. O trabalho da MFC na assistência envolve grande complexidade e acúmulo de conhecimento por parte dos profissionais. Queremos facilitar a produção de conhecimento pelos especialistas em MFC a partir de toda a riqueza de seu trabalho e experiência”, explica Daniel Gonzaga, diretor administrativo e financeiro da SBMFC, um dos idealizadores do projeto.