SBMFC se reúne com entidades médicas no CFM para discutir ações da nova equipe do Ministério da Saúde

20 de dezembro de 2018

A SBMFC, representada pelo diretor de Exercício Profissional, Rodrigo Lima, participou de reunião com entidades médicas na sede do Conselho Federal de Medicina, em Brasília, dia 19 de dezembro. O objetivo do encontro ouvir propostas iniciais do futuro ministro para a gestão no Ministério da Saúde. 

Na reunião, que contou com a participação de Luiz Henrique Mandetta, que tomará posse como Ministro da Saúde, em 1 de janeiro, foi apresentada a proposta de divisão da Secretaria de Atenção à Saúde em pelo menos duas novas secretarias, sendo uma delas a Secretária Nacional de Atenção Básica. 

Mandetta anunciou que durante a gestão irá discutir o modelo de financiamento das ações de saúde no SUS e reforçou o convite às entidades médicas para a elaboração de proposta para o Plano Nacional de Carreira Médica.

Ainda, houve a proposta de parceria com as sociedades de especialidades para contribuir de forma mais direta na elaboração de políticas. Alguns temas apresentados como prioridades foram a melhoria das coberturas vacinais, a informatização da rede e implantação de prontuário eletrônico e a redução das filas para procedimentos eletivos. 

Os representantes das sociedades de especialidades médicas presentes puderam fazer breves considerações. “A SBMFC vê com bons olhos a criação da secretaria da Atenção Básica e torce para que isso se traduza no reconhecimento da real importância que a Medicina de Família e Comunidade tem na efetivação do SUS”. Ainda na fala, Lima lembrou que os países com melhores resultados em saúde têm sistemas onde a MFC é forte, então, foi sugerido aproveitar o aumento no número de egressos na graduação em medicina, mencionando os 30, 40% de representatividade em alguns países.