Segunda edição do Seminário Sexualidade e Diversidade discute as inseguranças e dificuldades no cuidado da população LGBT

12 de fevereiro de 2019

Devido a grande adesão do público na primeira edição, o Grupo de Trabalho de Gênero, Sexualidade, Diversidade e Direitos da SBMFC, junto à Amfac-RJ, organiza em 2019, o II Seminário Sexualidade e Diversidade, que será realizado entre 12 e 14 de abril, na Faculdade Athur Sá Earp Neto – Faculdade de Medicina de Petrópolis – Avenida Barão do Rio Branco, 1003, localizada no centro de Petrópolis, Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas pelo site oficial do evento: https://goo.gl/z8GU8V. Membros adimplentes da SBMFC têm desconto exclusivo. 

O tema central do seminário é “De Mãos dadas com o Cuidados”, que trará discussões sobre as inseguranças, despreparo e dificuldades dos profissionais de saúde no atendimento e acolhimento de queixas em questões relacionadas a gênero, sexo e identidade sexual. “Algumas mesas já têm temas definidos como adolescência e sexualidade, interseccionalidade, o sexo na consulta, abordagem da sexualidade por multiprofissionais e a construção e expressão do gênero em saúde”, explica Débora Teixeira, médica de família e comunidade, coordenadora do GT e uma das organizadoras do evento. 

Assim como as atividades de rotina do GT, o seminário, tem o objetivo de promover o intercâmbio científico e cultural em temas relacionados à Atenção Primária à Saúde e suas interfaces com a sexualidade, diversidade e gênero. Débora ressalta que hoje, mais do que nunca, é preciso construir encontros que criem redes solidárias para atuar na formação dos profissionais de saúde, na produção de conhecimento e nas políticas públicas de saúde sobre o tema.

O público-alvo é composto por profissionais de saúde; residentes de Medicina de Família e Comunidade; Estudantes de graduação; gestores de saúde; pós-graduandos e pesquisadores e participantes de Conselhos de Saúde e Movimentos Sociais. Entre as novidades dessa segunda edição é o espaço kids com monitores, que irá possibilitar aos pais e cuidadores levarem as crianças ao evento para usufruírem da grade de programação com tranquilidade, com valor incluso na inscrição.