Semana Nacional de Enfrentamento à Sífilis Congênita 2021

18 de outubro de 2021

Na Semana Nacional de Enfrentamento à Sífilis Congênita, a SBMFC, representada pela presidente Zeliete Zambon, participará de evento online que tem como objetivo dar visibilidade aos resultados dos projetos desenvolvidos no âmbito do Termo de Cooperação 66, os quais abrangeram estratégias nas ações para o enfrentamento da sífilis adquirida e da sífilis congênita, com foco principal na eliminação da transmissão vertical dessa infecção no país. O webinar será online, com transmissão pela plataforma http://webinar.aids.gov.br/ entre os dias 19 e 20 de outubro. 

A participação de Zeliete será dia 20, a partir das 9h, na mesa Ciência e políticas de saúde de controle da transmissão vertical da sífilis na perspectiva das Sociedades cientificas e universidades, com moderação de Angélica Espinosa Miranda e Miguel Angel Aragón e apresentação de Geraldo Duarte (FEBRASGO), Lícia Maria Oliveira Moreira (SBP), José Eleutério Junior (SB-DST) e  Ricardo Valentin (UFRN). 

Confira a programação completa: Programacao_Semana Nacional de Enfrentamento à Sifilis e à Síiflis Congênita

A Campanha Nacional de Combate à Sífilis foi lançada dia 14 de outubro para alertar sobre a importância da prevenção e do tratamento precoce. O público-alvo inclui gestantes e seus parceiros, homens e mulheres entre 20 e 35 anos.  Em 2020, 38,8% das notificações de sífilis adquirida ocorreram em indivíduos entre 20 e 29 anos, e 56,4% das gestantes também tinham essa idade. Além disso, 56,4% das crianças que nasceram com sífilis congênita vieram de mães com idade entre 20 e 29 anos.

Na tentativa de barrar a disseminação da doença, será realizada uma série de atividades para conscientização a população a se prevenir das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Para deixar o atendimento SUS ainda mais especializado, o Ministério da Saúde lança ainda o Guia para Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis, com inclusão da Sífilis nessa segunda edição. Além disso, a Pasta lança a atualização do manual técnico para diagnóstico de sífilis.

 

 

Fonte: SBMFC com informações do Ministério da Saúde.