Sociedade civil pauta o direito à saúde integral de mulheres lésbicas em reunião do CNS

19 de agosto de 2022

O direito à saúde integral de mulheres lésbicas foi tema de uma das mesas da 333ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), realizada em Brasília nesta quinta-feira (18).
 
A médica de família e comunidade e também integrante do grupo de trabalho (GT) de Sexualidade da SBMFC, Rita Borret, foi a primeira palestrante da mesa. Ela abordou os conceitos de lesbianidade e lesbofobia para explicar como eles atravessam o processo de saúde e de adoecimento de mulheres lésbicas no Brasil.
 
A mesa também teve como palestrantes a representante da Articulação Brasileira de Lésbicas (ABL) Márcia Brito e a representante da associação Coturno de Vênus Melissa Navarro.
 
A atividade, que durou cerca de 2 horas, ainda se dedicou a pensar ações estratégicas junto e a partir do controle social. Entre os encaminhamentos da reunião, Borret destacou as necessidades apontadas de: um seminário de dois dias sobre acesso à saúde da população LGBTQIA+; revisão da política para esta população; indução de banco nacional de sêmen; e aumento de serviços de reprodução assistida no SUS.
 
Assista aqui a íntegra da mesa “Pelo direito à saúde integral de mulheres lésbicas”.