Supervisores para o Projeto Mais Médicos

1 de novembro de 2013

Normal021falsefalsefalsePT-BRX-NONEX-NONE

Prezado(a) médico(a),

Os ministérios da Saúde e da Educação instituíram no dia 17 de outubro uma portaria autorizando a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UnA-SUS) a criar o Cadastro Nacional de Supervisores para o Projeto Mais Médicos para o Brasil.

O Cadastro Nacional possibilitará que médicos(as) interessados(as) em atuar como supervisores(as) façam parte de um banco e, caso haja demanda, sejam acionados para participar do Mais Médicos.

A seleção dos(as) candidatos(as) é de responsabilidade das instituições supervisoras. Ressalta-se que o Cadastro Nacional não pretende limitar a participação no âmbito do Programa, ao contrário, tem em vista viabilizar de maneira mais ágil a inserção dos(as) supervisores(as) sempre que for necessário, respeitando a autonomia das instituições supervisoras. O processo de composição do Cadastro Nacional de Supervisores envolve:

 1. Inscrição

Você pode integrar o Cadastro se possuir diploma de curso de graduação em medicina por uma Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC e inscrição ativa junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM). As inscrições – realizadas no endereço eletrônico  – terão início no dia 21 de outubro de 2013 e poderão ser realizadas enquanto o Projeto Mais Médicos estiver em desenvolvimento.

2. Indicação

Concluída a inscrição, a UnA-SUS irá informar a indicação de uma Instituição Supervisora. Essa indicação será realizada de acordo com as necessidades do Projeto, observados os critérios de mérito (formação acadêmica, experiência profissional e/ou atuação docente) e operacionais (proximidade do domicílio em relação ao local de trabalho). Caso tenha sido selecionado(a), você deverá comparecer à Instituição Supervisora no prazo de uma semana – a contar da data de envio da correspondência eletrônica – para assinar o termo de adesão.

3. Adesão

Para firmar o termo de adesão, você deverá apresentar: (a) documento de identificação válido em território nacional; (b) Cadastro de Pessoa Física (CPF); (c) identidade funcional do CRM; e (d) documentação comprobatória da titulação acadêmica. Somente após a assinatura do termo de adesão você será autorizado a realizar as atividades de supervisão.

Quais serão as minhas atribuições?

Sua participação será de fundamental importância para o desenvolvimento do Mais Médicos na medida em que oferece aos médicos participantes do Projeto o suporte necessário para garantir a qualidade do atendimento prestado à população.

Na condição de supervisor você receberá uma bolsa-supervisão no valor mensal de R$ 4 mil. Entre as atividades previstas, você deverá:

– Realizar visita periódica para acompanhar as atividades dos médicos participantes;

– Realizar supervisão de território para discussões clínicas, reflexões sobre o processo de trabalho e as práticas do cuidado;

– Aplicar instrumentos de avaliação presencialmente;

– Acompanhar, em conjunto com o gestor do SUS, o cumprimento da carga horária prevista aos médicos participantes;

– Participar de reuniões técnico-científicas, de planejamento ou avaliação (a serem organizadas pelo tutor do programa);

– Validar relatórios e registros em webportifólio que serão desenvolvidos pelos médicos participantes;

– Cumprir o plano de trabalho estabelecido pelo tutor acadêmico.

Mais informações:

maismedicos.saude.gov.br

 

Participe!