Sustentabilidade: 17º CBMFC apresenta sua proposta de gestão de resíduos sólidos

20 de setembro de 2023

O 17º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC) da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) iniciou sua programação científica e cultural nesta quarta-feira, 20, com ações especiais à sustentabilidade, desde sua montagem a atividades e itens oficiais. O controle do descarte de lixo e resíduos recebeu destaque especial com a participação de empresas e expositores parceiros.

Com lixeiras específicas para a separação adequada de lixo, o trabalho com o destino final e a preparação dos materiais descartados no maior evento brasileiro em medicina de família e comunidade convidou congressistas a criarem hábitos mais ecológicos. Para realizar a coleta e destinação correta, a sociedade médica contará com o apoio da empresa de consultoria e soluções ambientais de Fortaleza, Transforme Serviços Verdes.

Gestão de resíduo sólidos

No Brasil, o Instituto EBC estima que 80 milhões de toneladas de resíduos sejam gerados por ano. Neste cenário, o 17º CBMFC conta com a Transforme Serviços Verdes para garantir caminhos diferentes para o lixo produzido nos espaços do evento.

A gestora ambiental, Chryslany Castro, explica que todos os materiais coletados nesta edição do evento passarão pela segregação e triagem de resíduos recicláveis e orgânicos com o destino final sendo suas finalidades adequadas para não somarem à poluição de terras e mares. O processo, que conta com cientistas e gestores ambientais, coletores e separadores, evitará que os lixos separados  pelos congressistas nas lixeiras específicas não se somem à estimativa de 1.5 toneladas de resíduos jogados em aterros sanitários por eventos.

Assista a entrevista com Chryslany Castro no Instagram.

Neste processo, com os lixos coletados, inicia-se a triagem com profissionais para separação de itens de papel, plástico, metal e vidro. Aos materiais reciclados, a finalidade apresentada é o repasse a associações que trabalhem com os produtos, como a Associação de Catadores e Catadoras Rosa Virgínia de Fortaleza, que receberá todo o material reciclado do evento.

Quanto aos resíduos reaproveitáveis, o congresso repassará toda a coleta a uma rede de mulheres empreendedoras com trabalhos desenvolvidos no ramo do reaproveitamento. Já aos resíduos orgânicos, utiliza-se a compostagem, também conhecida como reciclagem do resíduo orgânico.

Inventário de gases de efeito estufa

Os dados são grandes aliados aos avanços práticos. Desta forma, o congresso irá publicar, junto à empresa parceira, um inventário de gases de efeito estufa para medir o impacto das ações realizadas a partir do cálculo de passagens de avião utilizadas, gestão de resíduos sólidos e utilização de materiais reciclados. 

Em eventos, opta-se pelo medidor de gases estufas, pois a somatória de queima de combustíveis em locomoção e o descarte de lixo em aterros sanitários são contribuintes perigosos para a geração de dióxido de carbono e gás metano. “Ao ser comparado com o dióxido de carbono (CO₂), o gás metano (CH₄) é mais perigoso, uma vez que a mesma quantidade de CH₄ chega a ter 25 vezes mais impacto sobre o aquecimento global que o CO₂”, explica a pesquisa apresentadas pelos cientistas Breno C. O. Imbiriba e José Henrique Cattanio da Universidade Federal do Pará.

Sustentabilidade

O 17º CBMFC conta com destaque em sustentabilidade em sua edição de 2023. Confira as práticas adotadas:

  • Estruturas de destaque produzidas de madeira em tapume
  • Copos de papel em tiragem limitada
  • Incentivo de que congressistas tragam seus copos de casa
  • Copos ecológicos personalizados ao evento pela Menos 1 Lixo
  • Pôsteres virtuais de trabalhos científicos
  • Gestão de resíduos sólidos
  • Inventário de gases de efeito estufa
  • Expositores alimentícios locais
  • Seleção de embalagens poluentes de produtos
  • Bolsas ecossustentáveis, produzidas a partir de resíduos têxteis das redes – tão características do Ceará – que seriam descartadas

17º CBMFC

17º Congresso de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC) é realizado pela sociedade brasileira (SBMFC) e pela associação cearense (ACEMFC) desta especialidade. O evento acontece de 20 a 23 de setembro de 2023 em Fortaleza (CE).