Tratado de Atenção Domiciliar é lançado no CBGG 2023

27 de março de 2023

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) promoveu mais um lançamento do Tratado de Atenção Domiciliar, dessa vez no XXIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia (CBGG 2023), realizado em São Paulo (SP) entre os dias 23 e 25 de março.

“Foi uma excelente oportunidade para apresentar pessoalmente o Tratado, uma obra inédita no Brasil, para vários colegas médicos de família e geriatras que trabalham com Atenção Domiciliar e que estavam no evento”, relatou o vice-presidente da SBMFC e um dos cinco editores do livro, Marco Túlio Ribeiro.

A médica de família e comunidade e editora do Tratado, Cibelle Melo, também esteve presente e distribuiu dedicatórias durante o lançamento no CBGG 2023.

O Tratado

O Tratado de Atenção Domiciliar, publicado pela Editora Manole, possui 1289 páginas, dividas em 14 seções específicas e é um guia essencial para a atualização de MFCs e para o uso na graduação de medicina e outros cursos da área da saúde, residência, programas de pós-graduação.

O livro aborda condutas e manejo da área, englobando a compreensão de componentes conceituais – como entender diagnósticos e as instrumentalizações adequadamente – até a apresentação das principais ferramentas de gestão, de aplicação da abordagem familiar, dos problemas à nível pediátrico, geriátrico e, também, do discernimento em relação a adultos com doenças mais prevalentes.

O conteúdo permite instrumentalizar profissionais com informações de caráter multiprofissional, trazendo saberes específicos da Atenção Domiciliar, uma vez que este tipo de cuidado exige competências próprias. A obra é robusta, mas oferece facilidade para encontrar assuntos por tipos de procedimentos e saberes interprofissionais.

A obra foi apresentada por todas(os) as(os) editoras(es) no SBMFCensina Especial transmitido em dezembro de 2022. Assista aqui.

A publicação pode ser adquirida pelo site da editora Manole () e as(os) associadas(os) à SBMFC tem 20% de desconto na compra.