Valorização da vida e busca por pontos de apoio: o papel das equipes de APS na saúde mental

11 de setembro de 2019

Equipes de Atenção Primária são formadas por profissionais que se preocupam com a saúde das pessoas como um todo. Mais do que isso, são pessoas que se interessam pela vida do outro: são profissionais curiosos pelo modo como as pessoas se relacionam, trabalham, desfrutam do mundo. Sendo assim, o cuidado à saúde mental das pessoas é prática diária dos médicos de família e comunidade, enfermeiros, psicólogos e agentes comunitários de saúde. Em tempos de conscientização sobre problemas de saúde mental como estresse, depressão, ansiedade, abuso de álcool e drogas, e tantos outros, é sempre bom lembrar que toda a equipe está preparada para ajudar.

Na rede SUS, pode-se buscar ajuda para problemas de saúde mental nas unidades de atenção primária, através do médico de família ou de qualquer integrante da equipe de saúde. Além disso, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades especializadas, também de porta aberta para receber pessoas em sofrimento psíquico. Em casos de emergência durante os horários não comercias e finais de semana, as Unidades de Pronto Atendimento, as emergências de hospitais gerais e mesmo o SAMU (Disque 192) podem ser acionados.

Há também tecnologias acessíveis por telefone ou internet, especialmente em casos de desespero profundo – a mais conhecida delas é o atendimento telefônico do Centro de Valorização da Vida – CVV. Em caso de angústia intensa, ligar gratuitamente para 188 e conversar com u dos atendentes do CVV pode ser um passo diferencial no processo de recuperação.

A SBMFC deseja e luta para que tenhamos uma ótima vida!

O texto foi produzido pelo Grupo de Trabalho de Saúde Mental da SBMFC. Para fazer parte e contribuir com o fortalecimento das discussões, envie e-mail para gtsaudemental@sbmfc.org.br.