Vídeo produzido pela Rural Seeds e SBMFC é exibido na abertura do WONCA Rural

16 de outubro de 2019

Durante a abertura do WONCA World Rural Health Conference, realizada no dia 12 de outubro, em Albuquerque, Novo México, a Presidente da WONCA Anna Stavdal exibiu o vídeo Quem é e o que faz o MFC Rural, produzido pela Rural Seeds, em parceria com a SBMFC. O evento foi realizado entre 11 (pré-conferência) e 15 de outubro. 

O vídeo está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=RgQjlVfY0v8

As representantes brasileiras na Conferência foram Karine Kersting Puls, residente de Medicina de Família e Comunidade e membro do Rural Seeds e Marcela Araújo de Oliveira Santana, estudante do quinto ano de medicina da Universidade Federal de Uberlândia, também integrante do Rural Seeds. 

“Participar de uma conferência como essa é uma grande oportunidade de compartilhar experiências, ver o que está sendo feito em outros lugares e pensar o que podemos fazer nos nossos próprios países. Como jovem médica do Brasil, às vezes é difícil chegar nesses locais, principalmente por dificuldades financeiras. A organização da conferência reconheceu isso e ofereceu algumas bolsas para estudantes e jovens médicos – da qual eu fui contemplada. Acredito que os jovens são o futuro e assim quanto mais pudermos atraí-los para esses espaços, mais poderemos ampliar a nossa rede e estimular os jovens a seguir nesse caminho. Espero voltar para a casa com inspiração para que mesmo quando pareça difícil, tenha energia para continuar fortalecendo a saúde rural local e globalmente”, aborda Karine. 

Entre as atividades com participação brasileira estão WONCA Rural Council Meeting, dia 11 de outubro e apresentação “Rural experiences around the world: student and young doctor”.  A 43 edição do Rural Family Medicine Café foi realizada ao vivo diretamente da conferência com a participação de John Wynn-Jones (Chair Rural Wonca),  Anna Stavdal (President Elect Wonca), Michelle McIsaac (Health Workforce Department WHO), além de jovens médicos, estudantes e médicos experientes de vários lugares do mundo.  Karine também participou como jurada da “Rural Health Rattlesnake pit”, no qual os participantes compartilhavam suas experiências e inovações para contribuir com a saúde rural.

Marcela, integra o Rural Seeds há dois anos por ter interesse na temática e pela falta de discussões sobre o tema no Brasil. “A conferência foi uma chance de divulgar parte da situação atual da Saúde Rural no Brasil e de trabalhos que participei. Além disso, a conferência transformou minha visão sobre a saúde rural e a medicina como um todo e apesar de mostrar como ainda estamos longe de alguns avanços na saúde rural me ajudou a pensar em muito ideias que poderiam ser aplicadas no Brasil e me proporcionou alguma esperança de que podemos fazer muito melhor do que nosso cenário atual”. 

A Rural Seeds um é grupo formado por estudantes, jovens médicos e profissionais interessados em saúde rural que atuam no Brasil e no mundo. Em 2018, outra produção, Por que a Saúde Rural é diferente da Urbana?, foi premiada no Congresso Mundial de Saúde Rural em Nova Delhi, na Índia.

Reunião do conselho da WONCA

Marcela com um dos três pôsteres apresentados por ela no congresso.

Rural Café

Karine e Marcela, representantes no Brasil no WONCA Rural