Webinar 30 anos da Lei 8080/90 – 30 anos da regulamentação do SUS!

15 de setembro de 2020

Para comemorar, reforçar a importância e defesa Sistema Único de Saúde, cuja regulamentação completa 30 anos dia 19 de setembro de 2020, a SBMFC prepara atividades importantes para a defesa da nossa pública. 

A primeira atividade será dia 19 de setembro, a partir das 19h, com transmissão no YouTube da SBMFC. O webinar terá como foco 30 anos da Lei 8080/90 – 30 anos da regulamentação do SUS, com a abordagem: Histórico da construção do SUS e a participação da Medicina de Família e Comunidade nestes 30 anos. 

Os convidados são especialistas na área da saúde brasileira que constroem e marcam história de um dos principais programas que oferece saúde pública, integral, universal e gratuita do mundo. 

” A nossa agenda estratégica sobre os 30 anos da regulamentação do SUS é baseada em um momento de reflexão sobre a atual conjuntura das políticas de saúde no nosso país. Além da atividade do dia 19 de setembro, em 5 de outubro, dia que data os 32 anos da Constituição Federal de 1988, no qual teremos outro webinar, já que também nos trouxe um marco construção dos direitos de nós, cidadãos e cidadãs brasileiros. Atualmente, estamos enfrentando tantas dificuldades, que inclusive foram aprofundadas devido a pandemia, a diretoria da SBMFC, abre o espaço a convida a todas e todos para reflexão, produção e engrandecer o debate sobre o nosso SUS”. 

 

Anote na agenda: 

Painel  Histórico da construção do SUS e a participação da Medicina de Família e Comunidade nestes 30 anos

Foco: 30 anos da Lei 8080/90 – 30 anos da regulamentação do SUS!

Data: 19 de setembro 

Horário: a partir das 17h 

Transmissão aberta via YouTube da SBMFC: https://www.youtube.com/user/SBMFCoficial

Convidados:

José Carvalho de Noronha – Médico e doutor em Saúde Coletiva. Pesquisador da FIOCRUZ/RJ. Coordena a iniciativa de Prospecção Estratégica do Sistema de Saúde Brasileiro “Brasil Saúde Amanhã”.  

Ricardo Donato – Médico de Família e Comunidade, doutor em Saúde Coletiva. Professor aposentado da UERJ pelo Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária.   Professor do Mestrado Profissional em Saúde da Família da FIOCRUZ/UERJ.

Claunara Schilling Mendonça – Médica de Família e Comunidade, doutora em epidemiologia, professora da UFRGS e GHC. Membro da Rede de Pesquisa em APS da ABRASCO

João Werner Falk – Médico de Família e Comunidade, doutor em Ciências Médicas , professor da UFRGS, foi presidente da SBMFC em cinco gestões. 

Debatedora: Maria Inez Padula, Médica de Família e Comunidade, doutora em Saúde Coletiva. Professora da UERJ. Diretora Científica da SBMFC (Gestão MFC com todas as letras)

Moderador: Ricardo Heinzelmann, Médico de Família e Comunidade, mestre em Epidemiologia. Professor da UFSM. Diretor de Graduação e Pós-Graduação da SBMFC (Gestão MFC com todas as letras)

 

 

 

Painel  Qual a agenda estratégica para garantia do Direito à Saúde no contexto atual do Brasil?

Foco: 32 anos da Constituição Federal de 88 – “Saúde é Direito de Todos e Dever do Estado”

Data: 05 de outubro

Horário: a partir das 19h 

Transmissão aberta via YouTube da SBMFC: https://www.youtube.com/user/SBMFCoficial

 Convidados: divulgação em breve