Wonca e Saúde Planetária

27 de junho de 2023

A Wonca realiza uma chamada aos médicos e médicas de família e comunidade e profissionais de saúde do mundo por meio de seu Grupo de Trabalho sobre o Meio Ambiente.

As mudanças no clima têm causado impactos cada vez maiores na saúde humana, em especial nas populações mais vulneráveis, e o mundo vivencia a emergência de saúde climática. Mesmo diante do cenário alarmante, ainda presenciamos novas ações de retrocesso a nível global, incompatíveis com a saúde humana e planetária.

No momento em que o mundo deveria estar focado em ações de mitigação, adaptação e prevenção ao aquecimento climático, encontramos indústrias de combustíveis fósseis com lucros recordes, e pouquíssimos investimentos em energias renováveis e neutralização de carbono.

Como profissionais da linha de frente, inclusive cuidando de emergências desencadeadas pelos retrocessos climáticos, devemos nos unir aos apelos da Organização Mundial da Saúde a partir do Tratado de Não Proliferação de Combustíveis Fósseis pelo fim dos subsídios aos combustíveis fósseis. É essencial cobrar dos líderes mundiais que tomem medidas urgentes e equitativas, a partir da justiça climática, em uma transição justa para os países em desenvolvimento, com o objetivo de proteger a saúde das populações globais e todas as formas de vida da crise climática.

Apoie-nos impulsionando esse abaixo-assinando e fortalecendo os movimentos da Conferência Mundial WONCA 2023 no enfrentamento à emergência climática.