Wonca Rural 2014 encerrou atividades com anúncio da elaboração da Declaração de Gramado

8 de abril de 2014

Durante o encerramento da 12º Conferência de Mundial de Saúde da Wonca Rural e o IV Congresso Sul-Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, o presidente do encontro, Leonardo Targa, anunciou aos presentes que todos os assuntos discutidos na Conferência foram compilados na Declaração de Gramado, que será divulgada em breve para a sociedade científica. A declaração propõe um reforço à atenção primária que vê a população com mais frequência. Precisamos ter políticas públicas para as áreas rurais, descentralizar os cursos de medicina e recrutar profissionais. Durante esses dias tivemos a participação de representantes dos ministérios da Saúde e da Educação para tornar as discussões realidade”, afirmou.

Na solenidade foram feitas algumas homenagens a importantes figuras brasileiras e internacionais. O líder da Academic Discipline of Rural and Remote Medicine Bruce Chater e pioneiro na criação de postos de saúde próximos às comunidades, Carlos GrossmanJosé Mauro Ceratti Lopes, que dividiu em 2013 o prêmio Jabuti com o ex-presidente da SBMFC, Gustavo Guzzo. Os filhos de Luiz Felipe Cunha Mattos receberam a homenagem pelo médico de família falecido em 2012 e que contribuiu para a capacitação de uma legião de preceptores em todos os cantos do Brasil.  Já Thereza Cristina Jeunon de Souza foi a primeira a receber o prêmio criado para profissionais que promovem a saúde em áreas rurais. Ela trabalha na divisa com a Bolívia e atende a população em uma região cercada por problemas políticos e de saúde.

Ainda no encerramento, Ian Couper anunciou para os congressistas que Targa será um dos novos editores regionais do Rural and Remote Health.