O consumo de álcool e o risco cardiovascular

Estes pesquisadores canadenses e americanos desenvolveram uma revisão e meta-análise sistemática examinando a relação entre o consumo de álcool e o risco cardiovascular. Eles buscaram no Medline e no Embase juntamente com bibliografias e procedimentos de conferência para estudos de coorte prospectivos sobre a associação entre o consumo de álcool e a doença cardiovascular. Oitenta e quatro estudos foram incluídos.

Os pesquisadores descobriram que: "Os riscos agrupados relativos e ajustados para os consumidores de álcool em relação com os não-consumidores em modelos de efeitos aleatórios para os resultados de interesse foram de 0,75 para a mortalidade por doença cardiovascular (21 estudos), 0,71 para a doença cardíaca coronariana incidental (29 estudos), 0,75 para a mortalidade por doença cardíaca coronariana (31 estudos), para o derrame incidental (17 estudos), e 1,06 para a mortalidade por derrame (10 estudos). A análise da resposta de doses revelou que o risco mais baixo de mortalidade por doença cardíaca coronariana ocorreu de 1 a 2 bebidas por dia, mas para a mortalidade por derrame, isso ocorreu com somente 1 bebida por dia. A análise secundária de mortalidade por todas as causas mostrou um risco menor para os consumidores em comparação com os não-consumidores (risco relativo 0,87)."

Os pesquisadores concluíram que: "O consumo leve a moderado de álcool é associado com um risco menor de múltiplos efeitos cardiovasculares."

 

A ingestão moderada de álcool parece produzir uma ligeira queda no risco cardiovascular


Para o resumo completo, clique aqui.

BMJ 342:d671, 22 de fevereiro de 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Association of alcohol consumption with ed cardiovascular disease outcomes: a systematic review and meta-analysis. Paul E Ronksley, Susan E Brien, Barbara J Turner, Kenneth J Mukamal, William A Ghali. Correspondências para W Ghali: wghali@ucalgary.ca

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: álcool, consumo, cardiovascular, doença arterial coronariana, derrame, revisão sistemática com meta-análise, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor 11 de março de 2011