Qualidade de Vida após PCI com stents farmacológicos ou CABG

Estudos anteriores mostraram que dentre pacientes submetidos a revascularização multiarterial, o enxerto de desvio da artéria coronária (CABG), se comparado a intervenção coronária percutânea (PCI) seja por meio de angioplastia com balão ou com o uso de stents convencionais, resulta em maior alívio da angina e melhora na qualidade de vida. Este estudo clínico randomizado com 1800 pacientes foi realizado para determinar como o uso de stents farmacológicos difere desses resultados. Eles indicaram 1800 pacientes com doença em três artérias ou na artéria coronária principal esquerda para serem submetidos a CABG (897 pacientes) ou a PCI com stent com paclitaxel (903 pacientes). A qualidade de vida relativa à saúde foi avaliada na linha de base e em 1, 6, e 12 meses.

Eles descobriram que: "As pontuações em cada uma das sub-escalas SAQ e SF-36 foram significativamente mais altas em 6 e 12 meses do que na linha de base em ambos os grupos. A pontuação na sub-escala de frequência de angina do SAQ aumentou mais com o CABG do que com a PCI tanto em 6 como em 12 meses, mas as diferenças entre os grupos foram pequenas (mediana do efeito do tratamento em 1,7 pontos em ambos momentos). A proporção de pacientes livres de angina foi similar nos dois grupos em 1 mês e em 6 meses e maior no grupo do CABG do que no grupo da PCI em 12 meses (76,3% vs. 71,6%). As pontuações em todas as outras sub-escalas do SAQ e do SF-36 foram maiores no grupo da PCI (principalmente em 1 mês) ou similares nos dois grupos durante todo o período de acompanhamento."

Os autores concluíram que: "Dentre pacientes com doença em três artérias ou na artéria coronária principal esquerda, houve maior alívio da angina após o CABG do que após a PCI em 6 e 12 meses, embora a extensão do benefício tenha sido pequena."

As preferências individuais devem ser o fator mais importante na escolha da PCI com stent farmacológico vs CABG considerando as diferenças pequenas nos resultados.

Para o artigo completo, clique aqui.

N Engl J Med 364:1016-1026, 17 de março de 2011 © 2011 para a American Medical Association
Quality of Life after PCI with Drug-Eluting Stents or Coronary- Artery Bypass Surgery. David J. Cohen, Ben Van Hout, Patrick W. Serruys, et al. Correspondências para Dr. Cohen: dcohen@saint-lukes.org

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: intervenção coronária percutânea, PCI, stent farmacológico, paclitaxel, enxerto de desvio da artéria coronária, CABG, qualidade de vida, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 5 de abril de 2011