Sobreviventes de câncer na infância são conhecidos por terem um risco aumentado de mortalidade subsequente, mas os detalhes desse risco são escassos. Pesquisadores britânicos procuraram investigar a mortalidade a longo prazo por causas específicas entre os sobreviventes por 5 anos do câncer infantil. Eles utilizaram o Estudo Britânico de Sobreviventes de Câncer Infantil, um grupo de base populacional de 17.981 sobreviventes de 5 anos. Eles mediram as taxas de mortalidade padronizada (TMPs) e excesso de risco absoluto (ERA).
Os pesquisadores descobriram: "No geral, 3.049 mortes foram observadas, que foi 11 vezes o número esperado (TMP, 10.7). A TMP diminuiu com o acompanhamento, mas ainda era três vezes maior do que o esperado 45 anos após diagnóstico. O ERA para mortes de reincidência caiu de 97 mortes adicionais por 10.000 pessoas-anos de 5 a 14 anos do diagnóstico a 8 mortes extras além de 45 anos do diagnóstico. Em contraste, durante os mesmos períodos de acompanhamento, o ERA para mortes do segundo câncer primário circulatório e as causas de mortes aumentaram de 8 mortes e 2 mortes extras para 58 mortes e 29 mortes extras, respectivamente. Depois de 45 anos do diagnóstico, a recidiva representou 7% do excesso de óbitos observados, enquanto o segundo câncer primário e mortes circulatórias representam 77% juntas. "
Os pesquisadores concluíram: "Entre um grupo de sobreviventes de câncer infantil britânicos, o excesso de mortalidade do segundo câncer primário e doenças do aparelho circulatório continuam a ocorrer depois de 25 anos do diagnóstico."
Este estudo de grupo baseado em uma grande população elucida os riscos permanentes de câncer e doenças cardiovasculares em pacientes sobreviventes de câncer infantil.
Para o resumo completo, clique aqui.
JAMA 304(2):172-179, 14 de julho de 2010 © 2010 the American Medical Association
Mortalidade a longo prazo por causa específica entre sobreviventes de Câncer Infantil. Raoul C. Reulen, David L. Winter, Clare Frobisher, et al.
Categoria: A. Geral/Não especificado. Palavras-chave: câncer, câncer infantil, câncer primário, doença cardiovascular, mortalidade, estudo da coorte baseado em grupo, journal watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor, 3 de Agosto de 2010.