Taxa de mortalidade em pacientes com transtornos alimentares

 Autores dinamarqueses e britânicos analisaram e compilaram sistematicamente a taxa de mortalidade em indivíduos com anorexia nervosa (AN), bulimia nervosa (BN), e transtornos alimentares sem outra especificação (TASOE). A inclusão dos artigos avaliados por pares, no idioma inglês, entre 1º de janeiro de 1966 e 30 de setembro de 2010, que reportaram taxa de mortalidade em pacientes com transtornos alimentares. Os dados primários foram extraídos como números brutos ou intervalos de confiança e corrigidos por anos de observação e tamanho da amostra (ex. pessoas-anos de observação).

Eles descobriram que: “De 143 artigos potencialmente relevantes, descobrimos 36 estudos quantitativos com dados suficientes para extração. Os estudos relataram resultados de AN em 166.642 pessoas-anos, BN em 32.798 pessoas-anos, e TASOE em 22.644 pessoas-anos. A média das taxas de mortalidade (ou seja, mortes de 1000 pessoas-anos) foi de 5,1 para AN, 1,7 para BN, e 3,3 para TASOE. O padrão das taxas de mortalidade era de 5,86 para AN, 1,93 para BN, e 1,92 para TASOE. Um em 5 indivíduos com AN que morreram tinham cometido suicídio. "
Os autores concluíram que: "Indivíduos com transtornos alimentares tem a taxa de mortalidade significativamente elevada, com as taxas mais altas entre aqueles com AN. A taxa de mortalidade para BN e TASOE são similares. O estudo descobriu que a idade de avaliação possa ser um preditor significativo de mortalidade para pacientes com AN. Pesquisas adicionais são necessárias para identificar as taxas de mortalidade em pacientes com BN e TASOE."

Um bom lembrete de que os transtornos alimentares podem estar associados a resultados fatais.

Para o arquivo completo, clique aqui.

Arch Gen Psychiatry 68(7):724-731, julho de 2011 © 2011 a American Medical Association
Mortality Rates in Patients With Anorexia Nervosa and Other Eating Disorders-A Meta-analysis of 36 Studies. Jon Arcelus, Alex J. Mitchell, Jackie Wales, Søren Nielsen. Correspondência para Dr. Arcelus: J.Arcelus@lboro.ac.uk

Categoria: P. Psicológica, T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: transtorno alimentar, anorexia nervosa, bulimia nervosa, mortalidade, meta-análise de estudos observacionais, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor 15 julho de 2011