Teledermatologia por dermatologistas ajuda na seleção de pacientes por médico de família

A teledermatologia, aplicação da telemedicina no campo da dermatologista, tem níveis de precisão e confiabilidade semelhantes à dermatologia física. A teledermatologia tem sido usada de forma abrangente na prática diária na Holanda desde 2005 e é totalmente reembolsada. Este estudo investigou de forma prospectiva o efeito da teledermatologia na eficácia, qualidade e custos do tratamento quando integrada à prática diária e aplicada à seleção de pacientes pelo médicos de família(MF). As consultas de teledermatologia entre MF e dermatologistas regionais foram realizadas na prática diária dos MF na Holanda. A eficácia do tratamento foi medida pela diminuição no número de encaminhamentos físicos ao dermatologista. A qualidade do tratamento foi medida pela porcentagem de teleconsultas para obtenção de segunda opinião, encaminhamentos físicos resultantes de tais teleconsultas, o tempo de resposta dos dermatologistas e o efeito educacional vivido pelo MF. Custos do sistema de saúde sem teledermatologia foram comparados aos custos com teledermatologia. 1820 MF e 166 dermatologistas realizaram teledermatologia e 37.207 teleconsultas realizadas entre março de 2007 e setembro de 2010 foram incluídas.

No grupo de pacientes em que os MF utilizaram a teleconsulta como forma de prevenir um encaminhamento (n = 26.596), 74% dos encaminhamentos físicos foram prevenidos. No grupo de pacientes em que o MF utilizou a teleconsulta para ter uma segunda opinião (n = 10.611), 16% foram encaminhados fisicamente após a teleconsulta. A taxa de encaminhamentos prevenidos na população total foi de 68%. O tempo médio de resposta dos dermatologistas foi 4,6 h (mediano 2,0). MFs indicaram que houve um efeito educacional benéfico em 85% das teleconsultas. A redução estimada de custos foi de 18%.

Os pesquisadores concluíram: “A teledermatologia pode gerar o tratamento eficaz com custos menores. Portanto, defendemos a opinião de que a teledermatologia a partir da escolha do MF pode ser considerada como um caminho possível de referência em tratamento secundário”.

Dermatologistas podem ser muito ocupados e o valor da consulta pode ser uma questão (as reduções de custo mencionadas no artigo não podem ser generalizadas). Melhor qualificação dos MFs em Dermatologia também é importante.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

British Journal of Dermatology 165(5):1058-1065 , novembro de 2011 © 2011 para John Wiley & Sons, Inc.
Teledermatology applied following patient ion by general practitioners in daily practice improves efficiency and quality of care at lower cost. J.P. van der Heijden, N.F. de Keizer, J.D. Bos et al.

Categoria: S. Pele, HSR. Pesquisa dos Serviços de Saúde. Palavras-chave: teledermatologia, telemedicina, eficácia, qualidade do tratamento, custos, estudo prospectivo, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor em 18 de novembro de 2011