Terapia cognitvo-comportamental para tratamento de adultos com TDAH

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição que está sendo cada vez mais diagnosticada em adultos, mas ainda faltam provas baseadas nos tratamentos psicossociais. Estes pesquisadores dos Estados Unidos realizaram um ensaio clínico randomizado controlado examinando a terapia cognitivo-comportamental para 86 adultos com TDAH sintomático que estavam sendo tratados com a farmacoterapia. Os participantes foram randomizados para 12 sessões individuais de uma terapia cognitivo-comportamental ou de relaxamento com apoio educativo. As medidas de resultado primárias foram os sintomas de TDAH avaliados por um avaliador cego usando a escala de avaliação de TDAH e escala de Impressão Clínica Global) no início, no pós-tratamento, e nos 6 e 12 meses de acompanhamento.O auto-relato de sintomas foi uma medida secundária.

Os pesquisadores descobriram que: "A terapia cognitivo-comportamental alcançou pontuação de pós-tratamento inferior na escala de Impressão Clínica Global (magnitude -0.0531) e na escala de avaliação de TDAH (magnitude -4.631) em comparação com o relaxamento com apoio educativo. Durante o tratamento, os sintomas auto-relatados foram também significativamente mais aprimorados para a terapia cognitivo-comportamental (Beta= -0.41), e tinha mais respostas no tratamento na terapia cognitivo-comportamental para ambas escala de Impressão Clínica Global (53% contra 23%, odds ratio {OR} 3.80) e a escala de avaliação de TDAH (67% contra 33%, OR 4.29). Respondedores e respondedores parciais na condição da terapia cognitivo-comportamental mantiveram seus durante 6 e 12 meses."

Os pesquisadores concluíram que: "Entre adultos com sintomas persistentes de TDAH tratados com medicamentos, o uso da terapia cognitivo-comportamental em comparação com o relaxamento com apoio educacional resultou na melhora dos sintomas de TDAH, que foram mantidos até 12 meses.”

Este pequeno estudo sugere que possa haver um papel significativo para a terapia cognitivo-comportamental como um tratamento adjuvante de TDAH em adultos

Para resumo integral, clique aqui.

JAMA 304(8):875-880, 25 de agosto de 2010 © 2010 Associação Médica Americana de
Terapia Cognitivo Comportamental contra Relaxamento com Apoio Educacional para Adultos Tratados com Medicações com Sintomas Persistentes de TDAH: Um Ensaio Clínico Randomizado Controlado. Steven A. Safren, Susan Sprich, Matthew J. Mimiaga, et al.

Categoria: P. Psicológico. Palavras-chave: ADHD, adultos, terapia cognitivo-comportamental, relaxamento, farmacoterapia, ensaio clínico randomizado controlado, journal watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor em 10 de setembro de 2010