Terapia de manutenção com quetiapina após primeiro episódio psicótico

Este grupo de pesquisadores canadenses e de Hong Kong estudaram a terapia de manutenção contínua em pacientes após o primeiro episódio psicótico depois que os sintomas haviam remetido por pelo menos um ano com a farmacoterapia. Eles realizaram um ensaio clínico randomizado de um ano, duplo-cego, controlado por placebo em ambulatórios em Hong Kong recrutando pacientes com primeiro episódio psicótico que receberam pelo menos um ano de tratamento antipsicótico e não tiveram sintomas positivos de psicose (n=178). Os participantes foram randomizados para o tratamento de manutenção com quetiapina (400 mg/dia) ou placebo. Eles foram acompanhados mensalmente pelos 12 meses seguintes ou até uma recidiva.

Os pesquisadores relataram que "178 pacientes foram randomizados (89 para quetiapina e 89 para placebo). A estimativa de Kaplan-Meier do risco de recidiva em 12 meses foi 41% para o grupo de quetiapina e 79% para o grupo de placebo. Embora a quetiapina foi geralmente bem tolerada, a taxa de descontinuação devido a efeitos adversos ou eventos adversos graves foi maior no grupo de quetiapina (18%, 16/89) do que no grupo de placebo (8%, 7/89) (risco relativo 2.29).

Os pesquisadores concluíram que "Em um grupo de pacientes assintomáticos com primeiro episódio psicótico e pelo menos um ano de tratamento prévio antipsicótico, tratamento de manutenção com quetiapina comparado ao placebo resultou em uma taxa substancialmente menor de recidiva durante o ano seguinte.”

Este estudo mostra uma boa evidência para a terapia de manutenção contínua após primeiro episódio de psicose quando a farmacoterapia inicial é bem-sucedida.

Para resumo integral, clique aqui.

BMJ 341:c4024, 19 de agosto 2010 © 2010 Chen et al.
Tratamento de manutenção com quetiapina contra descontinuação depois de um ano de tratamento em pacientes com primeiro episódio de psicose remetido – Ensaio clínico randomizado controlado. Eric Y H Chen, Christy L M Hui, May M L La, et al. Correspondências para E Y H Chen: eyhchen@hku.hk

Categoria: P. Psicológico. Palavras-chave: quetiapina, psicose, manutenção, recidiva, remessa, ensaio clínico randomizado controlado, journal watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor em 7 de setembro de 2010