Vacinação contra herpes-zoster

Na edição de outubro de 2011 da Canadian Family Physician há uma Análise Clínica cujo título é Atualização na vacinação contra Herpes-Zoster, escrita por Marla Shapiro, Brent Kvern, Peter Watson, Lyn Guenther, Janet McElhaney e Allison McGeer, que tem como início: “Resultados de Herpes-Zoster a partir da reativação do vírus varicela zoster. Neuralgia pós-herpética é a complicação mais comum e mais séria. A incidência de neuralgia pós-herpética após Herpes Zoster é diretamente relacionada à idade, com 50% dos indivíduos afetados com mais de 60 anos passando por dor persistente e não aliviada. A vacina do vírus vivo, Herpes Zoster, reduz a incidência de herpes em cerca de 50% e a ocorrência de neuralgia pós-herpética em cerca de dois terços, com indivíduos vacinados apresentando sintomas atenuados ou encurtados. A vacina é contra-indicada em diversos pacientes imunocomprometidos e pode não ser eficaz em pacientes tratados com medicamentos antivirais que agem contra o vírus da herpes. Os médicos devem estar atentos às diferentes recomendações para esses grupos.

“A vacina contra herpes-zoster é uma medida preventiva segura e eficaz na redução da gravidade e afetação da herpes-zoster em adultos mais velhos. A vacina parece ter bom custo-benefício quando administrada a adultos com 60 anos ou mais”.

Para ler a análise completa, clique aqui.

Canadian Family Physician 57 (10): 1127-1131 © 2011 por The College of Family Physicians of Canada
Atualização na vacinação contra herpes-zoster. Marla Shapiro, Brent Kvern, Peter Watson, Lyn Guenther, Janet McElhaney, Allison McGeer. Correspondências a Dra. Marla Shapiro: MarlaMD@aol.com

Categoria: B. Sangue/Mecanismos Imunes. Palavras-chave: varicela, zoster, vacinação, cobreiro, neuralgia pós-herpética, idosos, análise clínica.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 4 de novembro de 2011