SBMFC realiza mapeamento de Residências de MFC

20 de abril de 2023

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) está atualizando e ampliando o banco de dados sobre os programas de Residência de Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) existentes no Brasil.

De acordo com a diretora de Residência Médica e Pós graduação Lato Sensu da sociedade, Andreia Taborda Ribas, a iniciativa pretende aperfeiçoar o mapeamento dos programas, apontando como estão organizados e onde estão localizados.

“Sendo considerada o padrão ouro de formação em MFC, verificar a forma de organização, qualidade, processos pedagógicos e de trabalho relacionados aos PRMFC se faz fundamental para que possamos pensar em estratégias para o fomento destes programas e a articulação com os programas de provimento. A qualificação da APS no país está intimamente ligada a qualificação da formação e a valorização da médica e do médico de Família e Comunidade no contexto nacional”, explicou.

Para tanto, a SBMFC solicita aos(às) supervisores(as)/coordenadores(as) de programa o preenchimento do Formulário de Mapeamento Nacional, dividido em 3 seções: apresentação; identificação e estrutura geral do programa; e processos, em um total de 67 questões.

O prazo para preenchimento será até 31 de maio de 2023. Os dados colhidos serão utilizados única e exclusivamente para um diagnóstico do perfil dos PRMFC no Brasil. Informações e dados de caráter pessoal não serão divulgados.

Acesse aqui o Formulário de Mapeamento Nacional da SBMFC sobre os PRMFC