ABRABALINT é filiada à IBF, em Portugal

1 de outubro de 2019

A ABRABALINT foi filiada à International Balint Federation (IBF), durante o International Balint Congress, realizado na cidade de Porto, Portugal, entre os dias 11 e 15 de setembro. A ABRABALINT tem como objetivo nos seus estatutos “Desenvolver e apresentar oficinas, seminários e outros métodos de capacitação, apoiando e supervisionando aqueles que desejam iniciar e facilitar grupos Balint”. Neste sentido é objetivo da Associação promover essa qualificação em termos nacionais e utilizando-se das particularidades regionais como foco de pesquisa e desenvolvimento desse campo. Para saber mais, acesse a entrevista publicada no site da SBMFC: SBMFC entrevista ABRABALINT

“Nos sentimos honradas de representar a diretoria da ABRABALINT  nesse momento histórico de filiação à IBF. Após uma reunião com o Board da Federação, na qual foram feitos vários questionamentos interessantes sobre a formação e rumos da nossa sociedade, a candidatura foi para votação na assembleia da IBF com representantes de todos os países membros. A nova presidente da federação pediu para que contássemos um pouco sobre nosso processo no Brasil”, explica Marcela Dohms, médica de família e comunidade, membro do GT de Comunicação e Saúde da SBMFC e vice-presidente da ABRABALINT, que participou de todas as atividades junto à Jessica Leão, também médica de família e comunidade, membro do GT de Comunicação e Saúde da SBMFC e secretaria da ABRABALINT. 

Ainda, houve compartilhamento do histórico do movimento no Brasil, os cursos de formação nos últimos anos e Jorge Brandão, de Portugal, que apoiando esse processo junto à Alice Polomeni, comentou sobre a importância dos grupos Balint no contexto psicossocial brasileiro. Foi aberta então para votação na assembleia geral e a ABRABALINT foi aprovada como novo membro da IBF.

“A filiação da Abrabalint à IBF é um grande passo para conseguirmos crescer como associação e ampliar o conhecimento e vivências em grupos Balint pelo país, afinal com o apoio de sociedades já bem estabelecidas e da federação, esse caminho se torna bem mais fácil”, ressalta Jéssica. 

Com a filiação à IBF os futuros sócios da ABRABALINT terão descontos nos eventos internacionais, além do apoio da federação no processo de ampliação de Grupos Balint e de formação e credenciamento de líderes.

“Além disso, foi muito interessante durante o congresso em Porto participar das discussões sobre as emoções dos profissionais na consulta com membros de tantos países diferentes e participar de supervisão para qualificar o processo de liderança/facilitação de Grupos Balint no Brasil”, conclui Marcela. 

O GT de Comunicação e Saúde e o Grupo Balint no Brasil promovem com frequência cursos de formação e atualização no Brasil. Para conferir as atividades, acesse a página de cursos e eventos da SBMFC. 

 

Jéssica Leão e Marcela Dohms participaram da fundação da ABRABALINT em Portugal. Foto: arquivo pessoal